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Conselho Nacional de Educação estabelece normas específicas para o ensino de computação na educação básica

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 18h52 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 11h59 | Acessos: 1463

“Inteligência Artificial, aprendizado de máquinas, Internet das coisas (IoT), automação – quem argumentaria contra a importância e onipresença da computação na contemporaneidade? Como desenvolver as habilidades fundamentais da era digital (pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, ética/responsabilidade, colaboração) sem a presença da computação na educação (Nunes, 2011)? Como educar as novas gerações assegurando a criticidade no uso de informação digital e a consciência algorítmica dos fundamentos que regem o desenvolvimento dos inúmeros artefatos da contemporaneidade? Como formar cidadãs e cidadãos para o pleno desenvolvimento da cidadania e para o mundo do trabalho, conforme sublinha a nossa carta magna, ignorando o modus operandi informacional vigente? Como assegurar a participação do Brasil nas propostas de enfrentamento para os desafios climáticos globais sem que nossos estudantes se apropriem dos conhecimentos multidisciplinares necessários que têm por base manipulação de conjuntos imensos de dados, informação e conhecimento?”
Quer saber mais? Acesse o Parecer aprovado na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que aguarda homologação do ministro da Educação.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=235511-pceb002-22&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192

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